Skip to main content

Configuração de Impostos nas Notas de Entrada

Neste documento vamos verificar de onde o sistema traz as informações dos principais impostos nas notas de entrada. Como o sistema se comporta quando as informações vem de XML, Manual ou então de Ordem de compra.

ICMS

Em Configurações > Registro de operações e painéis > Notas fiscais de entrada > Editar a transação e na aba > Contábil/Fiscal.

Quando na transação ja esta fixa as CST dos tributos o sistema sempre ira pegar as informações da transação de entrada (Para XML com IPI o sistema sempre traz a CST 0 precisa ser verificado) e caso não esteja fixa irá respeitar a regra normal do tipo do tributo pegando a CST do cadastro do imposto.

O sistema pega as informações da CST do PIS e da Cofins da transação pois esta fixa na mesma, CST 50, para o IPI e o ICMS respeita a regra do tipo, ICMS pega do imposto e IPI pega do item conforme cadastro do imposto. Perceba

Outras informações como já mencionado virão do cadastro de imposto normalmente. O Cadastro de imposto pode ser encontrado diretamente no cadastro do item na aba:

  • Impostos/Contábil/Filiais > Botão "Cad Imposto".
  • Ou diretamente no cadastro do imposto em: Contabilidade > Cadastros > Impostos.

Nota com importação de XML: O sistema ira pegar as informações do XML, somente se usarmos as opções da aba de Rodapé: "Calcular Rodapé" ou "Conf.Imposto" o sistema ira trocar as informações do XML pelas informações do cadastro do Item.

Nota com Ordem de Compra sem XML: Neste processo o sistema usa as informações conforme definido na O.C ou seja na linha de cada item o sistema já carregou as configurações dos impostos é necessário usar a opção de "Calcula rodapé" para o sistema calcular os totalizadores de acordo com as informações da grade de itens , se utilizarmos a opção de "Conf. Imposto" o sistema substitui as informações da grade de itens vinda da O.C pela configurações do Itens conforme definido na transação de entrada pegando as informações dos impostos.

Manual: Quando a mesma é manual o sistema ira buscar as informações conforme transação de entrada ou seja do cadastro do imposto e UF do fornecedor para o enquadramento do mesmo.

Informa alíquotas e valores

Quando a transação esta configurada desta forma o sistema ira abrir os campos para digitação na grade de itens da nota de entrada, trazendo as informações zeradas, mas vai depender de cada situação.

Quando a mesma é de XML: Segue a mesma regra das demais, o sistema ira respeitar as informações do XML, ira substituir as informações caso utilizamos a Opção de "Conf. Imposto" e "Calcula Rodapé". Substituindo as informações do grade de itens pela configurações trazidas do cadastro do imposto do item, um detalhe o sistema não recalcula o valor do ICMS independente

Sobre os tributos com relação ao cadastro do item para situações em que o sistema pega as informações do cadastro do mesmo: Sempre será levado em consideração a linha da filial da grade do item.

Sobre o Conf. Imposto já na nota de entrada na aba rodapé: O sistema ira trazer as informações para a grade de acordo com o que esta na transação, caso seja pega do imposto o sistema traz as configurações do imposto, caso seja sem o sistema deixa as informações zeradas, caso seja do NCM o sistema carrega as informações do mesmo par a linha principal, com isso vai variar de como esta na transação.

Os tributos estão divididos em:

  • 1 ICMS
  • 2 IPI
  • 3 PIS
  • 3 COFINS

Para cada um deles temos os Tipos, ou seja de onde o sistema irá pegar as informações do tributo selecionado:

  • Tipo ICMS
  • Pega do Item
  • Sem ICMS
  • Pega do imposto
  • Informa alíquota e valores