Trabalhando com Kits
Vale lembrar que a tela de Kit/Ficha Técnica e Fórmula, é a mesma. O que irá diferenciar as mesmas é a finalidade pela qual o cliente utiliza o cadastro.
Parâmetros gerais para configuração das fichas técnicas/fórmulas e kits
NO ERP - Em configurações > Estoque > Aba Produção > Fórmulas e Kits temos os parâmetros conforme seguirá abaixo.
NO APS - Em configurações > Parâmetros gerais > Produção > Temos os parâmetros conforme segue.
Requisito mínimo para criação do seu kit
Inicialmente, é necessário entender que para criar um kit, além da composição, você precisará cadastrar o seu produto final (O SEU KIT).
Então acessamos estoque > itens > NOVO, conforme segue:
Após isso, vamos preencher o nosso KIT com todos os dados básicos para gerarmos o kit. Informações como tipo "PRODUTO ACABADO" e unidade de estoque são essenciais.
Por fim, para o cadastro ser finalizado corretamente, é imprescindível que na aba imposto/contábil/filial, o NCM seja setado de acordo com o informado pelo cliente. Após isso, poderá ser finalizado o cadastro.
Cadastrando kits no ERP
Para realizar o cadastro, deve-se acessar estoque > fórmulas/kits de produtos > NOVO, conforme segue.
Então, abrirá a tela conforme seguirá.
Nesse caso em questão, estamos simulando a criação de um kit tecnológico. Esse irá conter alguns produtos da área de informática e por isso setaremos o kit como item principal e os itens que vão compor o kit como composição e AINDA, nesse kit só terá 1 unidade de cada um dos itens.
O tipo "cálc. custo" é como o custo dos itens será calculado, no caso em questão seria 1/1.
Além disso, após a finalização da gravação do cadastro, o sistema irá realizar a atualização do custo (no cliente em questão - custo contábil) do seu item principal - kit (isso por conta do parâmetro que mostramos inicialmente na aba de estoque). Conforme segue.
Após finalizar, na tela fórmulas/kits é possível alternar o filtro por item principal/composição.
Vendendo kits no ERP
Acessando Vendas > Pedidos/Nota físcal> Novo, é possível realizar a venda de kits sem passar muito trabalho. Conforme segue, existem algumas formas de puxar o KIT para a sua venda, vamos dar os exemplos abaixo apenas para pedidos pois o assistente é igual para a emissão de notas fiscais no sistema.
Após setar o "OK", o preenchimento dos itens no pedido acontecerá automaticamente e é só realizar o preenchimento dos valores e tributos conforme necessidade e configuração do cliente para finalizar o pedido e realizar o faturamento.
Detalhe importante: Se na configuração do seu item estiver setada a "fórmula padrão", a tela de kit acima já abrirá automaticamente para preenchimento no pedido,