Conciliação Bancária
A conciliação bancária é um processo que permite verificar e ajustar as diferenças entre o registro contábil da empresa e as informações fornecidas pelo banco. Em outras palavras, é a comparação entre o extrato bancário e o controle financeiro interno da empresa.
Além disso, é importante para garantir que todas as transações financeiras realizadas pela empresa, como pagamentos e recebimentos, estejam corretamente registradas tanto no sistema da empresa quanto no banco. Ajudando a identificar possíveis erros, como cheques que não foram compensados, transações duplicadas ou lançamentos não autorizados.
Conciliação Bancária no Ema ERP ou ERPx
Acesse o caminho: Módulo Finanças > Operações > Conciliação bancária.
Acessando a operação de Conciliação bancária, a primeira tela que veremos é a aba "Filtros", onde estarão disponíveis filtros relacionados aos registros de lançamentos que serão levados para a conciliação.
Importante ressaltar que: estes filtros são relacionados aos lançamentos/extrato que será levado para a aba "Conciliação", diferentemente dos filtros locais da aba "Conciliação" que são aplicados nos registros já enviados.
Além disso, para que estes registros sejam conciliados, eles devem estar como "Não conciliados" nos lançamentos financeiros, caso contrário, não irão aparecer na tela.
Aba Filtros
O parâmetro "Não considerar histórico", possui uma mensagem explicativa ao lado disponível no botão "?". Este parâmetro trabalha em conjunto com o campo "Conciliar automaticamente por" com as opções: 'Data + Valor', 'Data + Valor + Nr. Documento' e 'Nr. Documento + Valor'.
Com base nisso, quando marcado, o histórico não será levado em consideração na hora de listar os lançamentos, considerando apenas os campos que foram selecionados em "Conciliar automaticamente por".
No campo "Arquivo OFX/OFC" deve ser adicionado um arquivo com estas extensões, para assim, importar corretamente os lançamentos financeiros referentes a conta financeira selecionada.
Aba Conciliação
Após informar os campos na aba "Filtros", serão filtrados e exibidos os registros na aba "Conciliação". Como é possível ver na primeira imagem disponibilizada acima, estamos conciliando registros por Nr. Documento e Valor, e também, não estamos considerando Histórico. Mas o que isso significa?
Ao configurar desta forma, significa que o sistema irá considerar registros que forem equivalentes, ou seja, um lançamento financeiro realizado no sistema que bata com o registro do extrato bancário, ambos possuindo mesmo Nr. Documento e Valor. Dessa forma, estes que estiverem equivalendo ficaram marcados na coluna "#", e poderão ser conciliados.
Obs.: Se no campo "Conciliar automaticamente por" estiver marcado uma opção que não se encaixe nas colunas que equivalem, ou seja, que nem todas as opções batem, como por exemplo 'Data + Valor' ou 'Data + Valor + Nr. Documento', a coluna "#" não virá marcada. Neste exemplo, a data não é a mesma nos dois registros, e por isso não virá marcado.