Expressões - Visão Geral Sobre Expressões BPM
A partir da versão 12.24, os processos de negócio (BPM) contam com um novo conceito: Propriedades definidas por expressão. Isso traz dinamismo para a colaboração de processos sem depender do PEX.
1 - O que é uma expressão?
Expressão pode ser entendida como uma fórmula matemática que vai retornar um valor, para representar o estado de uma propriedade. A expressão pode ser uma média de valores ou uma verificação se algum campo foi informado, por exemplo.
2 - Motivações
Os principais objetivos de implementar as expressões foram:
- Dar uma alternativa ao atual evento ao sair de campos (PEX), que fosse mais performática e mais simples.
- Avançar no conceito de Low-Code dentro do DOX.
3 - Identificador
Para possibilitar as expressões, foi criado o campo “Identificador”, cujo propósito é auto-explicativo: ser um identificador único para um campo de uma atividade. Atualmente, nos eventos ao sair, é comum encontrar linhas de código parecidas com essa:
LValorAtual := aoFormularios.GetJSON('1').GetStr('TEXTO');
Nessa abordagem fica difícil entender o que está acontecendo analisando apenas essa linha de código: Afinal, ao que corresponde o aoFormulario “1” e ao que corresponde o “TEXTO”? Partindo para uma abordagem em que o campo pode ser identificado por um nome, ao invés de um número, o código fica muito mais compreensível.
3.1 - Gerando o identificador
Ao atualizar o sistema para a versão 12.24 e abrir uma atividade de um processo já cadastrado, uma nova coluna vai aparecer na listagem de campos: a coluna “identificador”, já preenchida, de acordo com o “Código” de cada campo, da seguinte forma: _1, _2, _3, etc. Isso porque esse campo não pode ficar vazio, nem pode se repetir na atividade e para usuários que não vão utilizar expressões, esse campo vai ser indiferente.