PEX - Comunicar com Webservice SOAP ou XML
Se você possui necessidade de comunicar-se com outros softwares e/ou ferramentas, há uma grande chance de que em determinado momento a única possibilidade viável seja a comunicação via WebService.
Conceito básico:
Segundo (W3C, 2004), "Um serviço web é um sistema de software desenvolvido para suportar iterações máquina-máquina interoperáveis sobre uma rede. O serviço web implementa uma interface descrita em um formato que a máquina pode processar, especificamente o WSDL (Web Service Description Language), possibilitando a iteração de outros sistemas utilizando o contrato prescrito no documento WSDL utilizando mensagens SOAP (Simple Object Access Protocol), frequentemente transportadas usando o HTTP (HiperText Transfer Protocol) com serialização XML (Extensible Markup Language). "
Ou seja, WebService permite a comunicação de diferentes softwares por simples transferência de objetos/textos e/ou XML, ou seja, sem contato com a base de dados, somente respondendo a requisições em layout especifico, no nosso caso a comunicação do DOX a arquiteturas que não temos acesso ao banco de dados.
Lembre-se sempre de consultar a documentação do webservice a ser utilizado ou consultar o desenvolvedor do webservice para entender os principais aspectos, exemplos:
- Endereço de comunicação com o WS;
- Endereço de descrição do WS para testes via ferramenta; (Exemplo WSDL)
- Layout padrão de requisição;
- Layout padrão de retorno;
- Possíveis tag e/ou códigos de retorno;
- Possíveis mensagens de retorno; (Neste caso e no anterior, verificar todas as possibilidades para tratamento, exemplo: Erros de comunicação, de layout, registro duplicados, etc).
- Tipo de Webservice; (SOAP / SOA / Outros)
- Tipo de Requisição/Retorno; ( JSON / XML / Outros)
- Tipo de Comunicação; ( REST / POST / Outros)
- Necessidade de cabeçalho e/ou token;